Aula 03
Maximizar o número de processos na memória, permitir a execução de programas maiores que a memória física, compartilhamento de dados na memória e proteção da memória utilizada por cada processo e pelo sistema operacional.
2) Qual a diferença entre fragmentação interna e externa na memória principal?
A diferença é que na fragmentação externa é prejudicial porque limita de locação de memória no sistema ,enquanto na memória interna por ficar dentro de um processo a memória se desperdiça dentro da região.
3) Um sistema de multiprogramação por partição dinâmica usa uma lista de memória livre para rastrear memória disponível. A lista corrente contém entradas de 190 KB, 350 KB, 400 KB, 750 KB e 200 KB. O sistema recebe requisições para 215 KB, 171 KB, 86 KB e 411 KB, nesta ordem. Descreva o conteúdo final da lista de memória livre se o sistema usasse cada uma das seguintes estratégicas de alocação de memória: Best Fit, First Fit e Worst Fit. Foi possível alocar todos os processos nas três estratégias?
4) Como funciona a técnica de overlay? Qual a principal vantagem desta técnica?
O overlay utiliza uma área da memórias comum, onde os módulos não carregados poderão compartilhar esta área de memória ou seja a área do overlay sempre que um módulo não carregado for referenciado pelo modulo principal o modulo sera carregado da memoria secundaria para o overlay.
5) Qual a limitação da alocação particionada estática absoluta em relação à alocação estática relocável? Justifique
A grande diferença é o local na memória principal onde programa é carregado. Onde na alocação absoluta, um programa pode apenas ser carregado a partir de um único endereço, consequentemente em uma única partição. Na alocação relocável, um programa pode ser carregado partir de qualquer endereço ou partição.