Aula 01 Graficos
AULA PRÁTICA No. 01 – TABELAS E GRÁFICOS - 24 A 28/FEV
PROFS. ANGELO BATTISTINI, ANTONIO CALAFIORI E RODRIGO DI MONACO
!
!
NOME
!
!
!
RA
TURMA
Objetivos do experimento: Nesta aula vamos recordar a construção de tabelas e gráficos num plano cartesiano, treinando a sua leitura e interpretação.
Conhecimentos desenvolvidos durante a aula: confecção de gráficos a partir de tabelas, variáveis de um gráfico, sistemas de unidades, erros de medida.
Habilidades necessárias: transportar dados de uma tabela para um gráfico, dimensionar escalas de um gráfico, visão espacial.
Atitudes esperadas: Atenção durante o processo de construção do gráfico.
!
INTRODUÇÃO: Existem muitas formas de comunicação: textos escritos, desenhos, fotos, diagramas. Na engenharia, duas formas particularmente úteis e muito utilizadas são as tabelas e os gráficos.
As tabelas são listagens de forma organizada de dados de uma medida ou de um cálculo feito a partir de informações, por exemplo, vindos de uma pesquisa. Os gráficos são uma representação visual dos dados de uma tabela.
Tabelas ou gráficos bem feitos podem fornecer, em poucos instantes, informações que de forma escrita poderiam demandar páginas de descrição.
Por isso, é importante que o engenheiro domine essa técnica de construção e, consequentemente, interpretação de gráficos.
Existem vários tipos de gráficos, bidimensionais, tridimensionais, de barras, de “pizza”.
Existem vários programas a aplicativos de computador que auxiliam na construção de gráficos (Excel, MatLab, Numbers, WinPlot....). Mesmo assim, é importante que um engenheiro saiba construir um gráfico “na mão”, pois isso ajuda na compreensão de gráficos e mesmo se fizer uso do computador, irá ajudá-lo a definir a maneira como o gráfico será apresentado.
Nesta aula iremos trabalhar gráficos bidimensionais com escalas lineares, chamados de gráficos cartesianos (o nome “cartesiano” é uma homenagem ao filósofo e matemático francês Renè Descartes –