aula 01 GP
AS ORGANIZAÇÕES
Qual é o contexto da Gestão de pessoas?
O contexto da Gestão de Pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando nas organizações. E estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso. Separar os dois é difícil.
As organizações dependem das pessoas para operar, produzir bens e serviços, atender clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos.
Ou seja, há uma dependência mútua, na qual há benefícios recíprocos. As organizações
Gestão de pessoas = lidar com pessoas que participam de organizações.
Administrar os demais recursos e com pessoas. – Segundo Maximiano(1992) "uma organização é uma combinação
de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."
As diferentes eras das organizações
A organizações passaram por fases distintas...
Quais as características organizacionais da Era da Industrialização Clássica? E como era a administração de pessoas nessa época?
Os cargos eram desenhados de maneira fixa e definitiva (ou rígida e inflexível) e os empregados é que deveriam ajustar-se a eles
(ênfase nos órgãos). Tudo para servir à tecnologia e à organização. O homem era apêndice da máquina e deveria ser padronizado e regulado.
Surge o nome relações industriais
1ª - A Administração Científica
O movimento da Adm Científica tem origem com as experiências de Taylor (1856-1915), nos Estados Unidos, e
Fayol (1841-1925), na França. O objetivo fundamental deste movimento era proporcionar fundamentação científica às atividades administrativas, substituindo a improvisação e o empirismo.
Taylor concluiu