Auditoria
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
AUDITORIA, NORMATIZAÇÃO E CERTIFICAÇÕES
Portfólio 1
ESTUDO DE CASO.
Guarulhos
2011
Portfólio 1
ESTUDO DE CASO.
Trabalho apresentado ao Curso (Tecnologia em Gestão da Produção industrial) da Faculdade para a disciplina [Auditoria, Normatização e Certificações].
Prof.
Guarulhos
2011
ATIVIDADE PROPOSTA
Com base no contexto apresentado, resposta às questões abaixo utilizando como referência a bibliografia básica da disciplina.
1. Quando se deve solicitar uma pré-auditoria de certificação?
R: Durante a fase final de implantação do Sistema de qualidade de acordo com manual de que deve ser seguido para atingir os requisitos em relação ao estabelecimento e produto correspondente ao ramo da empresa.
2. Para que serve uma pré-auditoria?
R: No início da década de 90, as empresas solicitavam a auditoria de certificação sem nenhuma checagem prévia. Normalmente os auditores detectavam problemas conceituais, como por exemplo, não aplicação de requisitos que influenciavam a qualidade. Nestes casos, a certificação não podia ser recomendada, causando transtornos para a empresa e certa decepção. Muitas vezes, os problemas advinham de uma incorreta interpretação da norma para o setor de negócio da empresa. Com esta experiência adquirida, os organismos certificadores em todo o mundo passaram a realizar análises prévias a fim de diminuir os riscos de na certificação por problemas de adequação – estas análises prévias são as chamadas Pré-Auditorias.
3. Como é feita uma pré-auditoria?
R: A Pré-Auditoria segue basicamente os mesmos passos da auditoria inicial. Este é o primeiro contato “in loco” com a equipe auditora e serve para “quebrar o gelo”,