Auditoria
INTRODUÇÃO 2
COMENTÁRIOS E SUGESTÕES 3
1. ATIVO 3
1.1 CAIXA / BANCOS 3
1.2 DUPLICATAS A RECEBER / PDD 3
1.3 ESTOQUES 4
1.4 ATIVO IMOBILIZADO / DEPRECIAÇÃO 4
2. PASSIVO 5
2.1 FÉRIAS / PROVISÃO 5
INTRODUÇÃO
Examinamos as demonstrações financeiras da empresa Uliana Indústria Metalúrgica Ltda para o ano findo em 31 de dezembro de 2013. Como parte do nosso exame, apresentamos esse relatório, com comentários e sugestões, sobre problemas que vieram a nosso conhecimento durante o decurso normal dos trabalhos de auditoria.
Cabe informar que nosso trabalho foi efetuado de acordo com as normas brasileiras de auditoria, com objetivo de emitir parecer sobre as referidas demonstrações financeiras, e, consequentemente, este relatório não abrange todos os problemas que possivelmente seriam detectados por uma revisão especial ou de maior profundidade.
COMENTÁRIOS E SUGESTÕES
1. ATIVO
1.1 CAIXA / BANCOS
Durante a auditoria notamos que com frequência, os cheques são emitidos e contabilizados em um mês e seu pagamento no mês posterior, conforme informações passadas pelo Supervisor da Tesouraria os cheques são preparados e assinados dois dias antes da data do vencimento da obrigação com o objetivo de agilizar o processo de pagamento.
Neste caso percebemos que a empresa não está aplicando corretamente o princípio da competência, que diz que os fatos devem ser registrados quando ocorre o fato gerador, independentemente do recebimento ou pagamento, o fato em questão consequentemente infere também o princípio da oportunidade.
Sugerimos que a empresa adotasse a prática de efetuar os registros contábeis com base no princípio da competência, pois sendo reconhecidos todos os fatos que estejam afetando o patrimônio da entidade no momento em que eles ocorrem e não somente quando há a movimentação de caixa, as demonstrações contábeis estarão mais tempestivas e adequadas.
1.2 DUPLICATAS A RECEBER / PDD
Na auditoria da conta