auditoria
Auditoria é uma técnica contábil. As técnicas contábeis são: escrituração, análise das demonstrações financeiras, demonstrações financeiras (balanço, DRE, etc.).
A auditoria é dividida em:
Interna – relatório.
Externa (ou independente) – parecer. Hoje os dois fornecem relatórios, mas o relatório do auditor interno é diferente do relatório do auditor externo.
Os auditores interno e externo têm independência. Mas o auditor externo tem mais independência, pois o interno tem subordinação dentro de uma empresa.
O auditor interno elabora um relatório que é referente à melhoria dos controles internos da empresa. O auditor externo fornece um relatório para a empresa, para o governo, para a sociedade, etc. é para toda a sociedade, bem mais amplo. Ele opina sobre as demonstrações financeiras.
Atenção! Quem previne fraudes e erros; implanta os controles internos da empresa é a própria empresa e não o auditor.
Fraude X Erro: a fraude é intencional, o erro não, ocorre por ignorância, falta de treinamento, etc. Mas tanto a fraude quanto o erro causam prejuízos e afetam o balanço patrimonial da empresa.
AUDITORIA INTERNA: Tem por objetivo examinar a integridade, a adequação, e a eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais de uma entidade. O auditor interno possui atividade dentro da empresa, sendo pessoa de confiança dos dirigentes da empresa. Trabalha com independência, porém é subordinado diretamente à presidência ou ao proprietário de uma empresa.
Atenção! Tanto o auditor interno, quanto o auditor externo, devem ser contadores, com registro perante o CRC.
O auditor interno:
Está envolvido em todas as atividades da empresa; => melhoria dos controles internos (compras, vendas, administrativo, etc.);
Auxilia todos os membros da administração no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades;
Fornece análises, apreciações, recomendações e comentários pertinentes às atividades examinadas.
A