Auditoria
2 Tipos de testes: Testes de procedimentos – destina-se a provar a credibilidade dos procedimentos de controles adotados pela empresa e se o sistema permite a correta apuração e registro pertinente. Testes de saldos – tem a finalidade de obter provas suficientes e convincentes sobre as transações, saldos e divulgações aplicáveis, que lhe proporcionem fundamentação razoável para emissão de sua opinião sobre o item em exame. O auditor certifica-se dos seguintes aspectos: existência real das transações, propriedade (transações e saldos são da empresa), avaliação e aferição (estão corretamente avaliados e aferidos).
3 Controle internos: refere-se a procedimentos de organização adotados como planos permanentes da empresa. Compreende todos os meios planejados numa empresa para dirigir, restringir, governar e conferir suas várias atividades com o propósito de fazer cumprir os seus objetivos. Meios de controle: forma de organização, políticas, sistemas, procedimentos, instruções.
4 Tipos de controles internos: Controles contábeis – compreendem o plano da organização diretamente relacionados com a salvaguarda do patrimônio e a fidedignidade das informações contábeis. Controles administrativos – são os métodos que dizem respeito à eficiência operacional, como a empresa desenvolve suas atividades.
5 Responsabilidade do controle interno: é uma ferramenta de suma importância para que a entidade consiga manter seu padrão de