hsdsfhk
1953 palavras
8 páginas
Um estudo sobre: Interdisciplinaridade, Transversalidade e Educação Empreendedora na Infância. Abordaremos neste texto algumas concepções teóricas que contribuem para a construção de uma educação empreendedora na infância, através de questões que norteiam nosso estudo como: “O que é empreendedorismo social? O que se entende por interdisciplinaridade e transversalidade? Como esses conceitos se entrelaçam na construção de uma educação empreendedora na infância?”.
Estas questões que permeiam a disciplina “Transversalidade e interdisciplinaridade em espaços escolares e não escolares” serão respondidas com embasamento teórico nas leituras criticas dos seguintes pesquisadores: Oliveira (2008), Andrade (1995), Fazenda (2001), Carbonell (2002), Morin (2001), Gallo (s/d).
No Brasil a idéia de empreendedorismo social ainda é recente, a maior parte de sua pesquisa e bibliografia é internacional, porém alguns especialistas ilustram um empreendedor social através de figuras como Luter King e Gandi. Tomando estas figuras como exemplo é possível compreender que o empreendedorismo social se dá através de ações de liderança que inovam e trazem mudanças em largas escalas, que mostram alternativas solidarias que combatem a exclusão e a desigualdade social. Apesar da escassa bibliografia nacional o Brasil já mostra exemplos concretos de empreendedorismo social. (OLIVEIRA, 2008, p.84).
Ainda procurando compreender o que é empreendedorismo social por meio dos estudos de Oliveira, podemos definir como um conjunto de ações transformadoras que não se limitam ao puro fazer e sim a união da compreensão teórica com a prática, gerando um processo que:
(...) se inicia com a observação de uma determinada situação- problema local, em seguida procura-se elaborar uma alternativa para enfrentar esta situação, e que é colocada em prática. Observamos também que essa idéia tem que apresentar algumas características fundamentais. (OLIVEIRA, 2008, p. 169).
Segundo Oliveira umas destas