AUDITORIA
Prof: Esp.Milton Euzébio Amâncio
1 - CONCEITOS BÁSICOS DE AUDITORIA
É uma atividade relativamente nova no Brasil, haja vista que as legislações brasileiras, vem abordando superficialmente o assunto, sem definir de forma clara os procedimentos que os profissionais deveriam adotar.
Nos países em que a importância da auditoria foi reconhecida, existem comissões permanentes criadas para emitir normas de auditoria, à medida que surgem novas circunstâncias e também para alterar normas e adaptá-las às novas situações do mercado. O que requer maior atenção dos órgãos ligados a área, no sentido de padronizar e estabelecer procedimentos, para fortalecer o sistema de auditoria.
AUDITORIA EXTERNA
Também conhecida como independente surgiu como parte a evolução do sistema capitalista. No inicio as empresas eram fechadas, com a expansão do mercado houve a necessidade de ampliar as instalações, investir em tecnologias e aprimorar os controles internos.
Para processar estas mudanças as empresas captaram capital de terceiros e com isso abrindo seu capital a novos acionistas.
No entanto estes investidores precisavam conhecer a situação patrimonial da empresa, ver a capacidade produtiva, visando uma segurança, liquidez e rentabilidade de seus futuro investimento.
O Meio de obter as informações eram através das demonstrações financeiras, em conseqüência disto estas demonstrações passaram a ter muita importância para os futuros investidores.
Como medida de segurança, os investidores passaram a exigir que estas demonstrações fossem examinadas por um profissional independente da empresa e de reconhecida capacidade técnica.
Este profissional que examina as demonstrações contábeis e emite sua opinião sobre estas, e conhecido de auditor externo ou independente.
Nas últimas décadas instalaram-se no Brasil diversas empresas com associações internacionais de auditoria externa. Isto ocorreu em função da necessidade legal,