Auditoria
A auditoria contábil é ramo da contabilidade que tem a função de verificar a precisão dos registros contábeis com a finalidade de combater a fraudes e prevenir irregularidades dentro de uma empresa. Ela fornece informações seguras e transparentes e possibilita a identificação de falhas no controle interno e no sistema financeiro da empresa. (DANIEL BELALIAN;2013)
Segundo Willian Attie, a auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado.
Essa forma de controle pode ser vista como uma intervenção, que pode ocorrer: Internamente é o caso da Auditoria Interna ou Externamente ou Auditoria Externa.
2. A AUDITORIA INTERNA.
A auditoria interna é a função designada a avaliar de forma independente, os controles contábeis, financeiros e de outros tipos, no sentido de auxiliar a administração. É um controle administrativo, cuja função é medir e avaliar a competência de outros controles.
A importância da auditoria interna está em auxiliar a alta administração a desenvolver adequadamente suas atribuições, concedendo-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, referentes às atividades que foram examinadas.
3. A AUDITORIA EXTERNA.
É formada pelo conjunto de procedimentos técnicos que tem por finalidade expressar uma opinião que represente de maneira correta a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as demonstrações de fluxo de caixa da organização auditada, de acordo com as normas brasileiras de contabilidade.
Desta forma o objetivo principal da auditoria externa, de maneira geral, é o processo pelo qual o auditor se certifica da exatidão das demonstrações financeiras preparadas pela entidade auditada.