Auditoria
Auditoria Tópicos Abordados
O que é?
No aspecto etimológico, uma palavra advinda do latim “audire”, que significa ouvir / escutar ou do verbo inglês “to audit”, que significa examinar, ajustar, corrigir e/ou certificar. Quem faz?
Processos
Nesta apresentação abordaremos os tópicos a seguir:
Campo de Atuação
Principais Agentes
Tópicos Emergentes
Auditoria O que é?
É o processo de confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério, ou em outras palavras, é a comparação entre o fato ocorrido com o que deveria ocorrer.
Pode-se entender a Auditoria como
“o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, a adequação e a eficácia dos Controles Internos e das informações.
Auditoria O que é?
•
Quanto ao Campo de atuação:
a) Governamental
b) Privada
•
Quanto à Forma de realização:
a) Interna
b) Externa
•
Quanto ao objetivo dos trabalhos:
a) Contábil ou Financeira
b) Operacional
c) Integrada
Auditoria O que é?
É o ato de confrontar a condição/situação encontrada com o critério/situação que deve ser.
Condição
Critério
AUDITORIA
Auditoria Quem faz?
Governamental: É realizada por entidades superiores de fiscalização, sob a forma de Tribunais de Contas ou Controladorias, e organismos de controle interno da administração pública. Interna: É realizada por profissionais empregados ou contratados pelo próprio auditado, portanto, parcialmente independente, e que, além das informações contábeis e financeiras, se preocupa também com os aspectos operacionais.
Externa: Auditoria realizada por profissionais qualificados e externos à empresa auditada, sem vínculos com a administração, normalmente sob a forma de firmas de auditoria, com o objetivo precípuo de emitir uma opinião independente, com base em normas técnicas, sobre adequação ou não
das