auditoria
LISTA DE ABREVIATURAS
DF – Demonstrações Financeiras
AAA – American Accounting Association
IIA – Institute of Internal Auditors
COSO – Committee of Sponsoring of the Treadway Commission
1.Introdução
A evolução dos meios informáticos nos últimos anos determinou a sua utilização generalizada no processamento das operações das empresas e ao consequente desenvolvimento de sistemas informaticos. Na contabilidade a informatização tem sido usada com mais ênfase a cada dia que passa criando maior serenidade, segurança no processamento de dados, guarda das informações dos registos das transacções que as empresas mantém entre elas.
As empresas em geral têm o mesmo tipo de operações e necessidades de controlos para registrar suas entradas e saídas de bens e serviços. Esses controlos até a algum tempo atrás eram feitos a mão, sobretudo nas pequenas e médias empresas.
Actualmente, existem muitos sistemas informaticos para o controlo dessas entradas e saídas de bens e serviços. Mas, torna-se necessário saber em que medida esses sistemas são eficientes para a salvaguarda dos activos da entidade. Daí que a segurança é, hoje, um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas no dia a dia.
A solução é assegurar a permanente exactidão e protecção de bens e serviços existentes em todas as áreas da empresa. Para tanto, torna-se necessário que as medidas de controlo e segurança de sistemas sejam sistematicamente revisadas e avaliadas por um auditor independente.
A auditoria informatica avalia o ambiente de processamento de dados para identificar e avaliar os possiveis riscos (erros, falhas, irregularidades, ineficiência, etc) que estejam ocorrendo, ou que possam ocorrer, e faz recomendações para correcção e melhoria dos controlos internos para a diminuição dos riscos levantados.
2. Estrutura do trabalho
A primeira parte do trabalho reservou-se a introdução, onde para além da descrição e argumentação que formula o problema de pesquisa e