Auditoria
A realização de trabalho prático ao nível da licenciatura em gestão reveste-se de grande importância na medida em que leva os estudantes a simular situações que possam enfrentar durante a sua actividade profissional.
As normas de auditoria recomendam que o auditor planifique a auditoria no sentido da determinação do nível de risco de auditoria através da compreensão do negócio da empresa, a determinação da natureza, extensão e tempestividade dos procedimentos a adoptar. Tal planificação deve ser devidamente em dossiers ou pastas que podem ser correntes ou permanentes.
O dossier permanente engloba informações gerais da empresa e do sector a ser usada nesta e em futuras auditorias, enquanto o dossier corrente compreende toda informação necessária para auditoria em curso e este divide-se em programas de trabalho e papéis de trabalho. Os programas de trabalho devem ser elaborados por área a auditar.
Objectivo
Com este trabalho pretende-se que os estudantes aprofundem os procedimentos de auditoria em áreas específicas das demonstrações financeiras através da concepção de programas de auditoria que se ajustem às referidas áreas e a empresa a auditar.
Organização do trabalho
O trabalho devera ser organizado da seguinte forma:
1. Capa
2. Resumo (1 página)
3. Introdução (apresentação da empresa e da área a ser auditada)
4. Aspectos e políticas contabilísticas a luz do pgc 82/2001 (1 página)
5. Medidas de controlo interno (2 páginas)
6. Objectivos e procedimentos de auditoria (2 páginas)
7. Programa de auditoria (5 páginas)
8. Bibliografia
9. Anexos (mapas de trabalho para a área a auditar)
O número de páginas (Excluindo a capa, resumo, índice e anexos) deverá ser superior a 9 e inferior a 12. Tipo de letra time New roman, tamanho 12.
Áreas a executar o trabalho:
• Disponibilidade
• Compras de bens e serviços e contas a pagar
• Pessoal
• Existências e custos das mercadorias vendidas e das matérias consumidas
• Imobilizações e