Auditoria
Prof.ª Lucilene Moreira Pedro
MBA em Controladoria de Empresas
Disciplina: Auditoria Empresarial
Nome:
RA:
Dissertação – A importância da Auditoria
A importância da Auditoria.
A auditoria possui uma evolução histórica baseada na necessidade da verificação do patrimônio das empresas, das pessoas e riquezas. Com a expansão das atividades e dos processos, sentiu-se a necessidade de dar maior ênfase às normas ou aos procedimentos internos, diante do fato de que, de acordo com o crescimento das organizações, o administrador, ou proprietário da empresa, não poderia supervisionar pessoalmente todas as etapas das diversas atividades de seu negócio. As empresas, nos dias atuais, por determinação legal, precisam e têm o dever de prestar contas de sua gestão administrativa e financeira à sociedade, ao governo e a outros interessados no resultado apurado, como colaboradores, clientes e fornecedores.
A auditoria pode ser definida como: A técnica contábil que através de procedimentos específicos que lhe são peculiares, aplicados no exame de registros e documentos, inspeções, e na obtenção de informações e confirmações, relacionadas com o controle do patrimônio de uma empresa e tem como objetivo obter elementos de convicção que permitam julgar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com princípios fundamentais e normas de Contabilidade e se as demonstrações contábeis deles decorrentes refletem adequadamente a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas. O objetivo geral da Auditoria é avaliar e prestar ajuda a alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas.
Através da Auditoria podemos mensurar por meio de avaliação a exatidão e a confiabilidade dos registros e das demonstrações contábeis.