Auditoria
Introdução
No oitavo módulo do ano letivo 2012/2013, na disciplina de Organização e Gestão Empresarial foi proposto aos alunos a realização de um trabalho de grupo, que teve como objetivo dar a conhecer e explorar o tema a ”Auditoria e Controlo interno”.
O primeiro passo tomado foi organizar os grupos de trabalho, escolhidos pelos próprios alunos. O nosso grupo ficou composto pelos alunos número oito (Joana Oliveira), número dez (José Melo) e dezassete (Tânia Cunha) da turma CON do décimo primeiro e com o tema referido anteriormente, este que foi igual para todos.
Após estes primeiros aspetos se encontrarem definidos, começamos a elaborar o nosso trabalho, definindo as fontes a que poderíamos recorrer e fazendo as necessárias pesquisas relacionadas com o tema para encontrar a informação essencial.
Relativamente à estrutura do trabalho, nomeadamente à parte do desenvolvimento, esta é composta por 5 capítulos. Começando pelo capítulo 1, este indica o conceito da Auditoria e controlo interno. Quanto ao 2, é constituído pela evolução da auditoria, de seguida o capítulo 3 refere se os vários tipos de auditorias que existe e os seus objetivos. E os restantes capítulos 4 e 5, são formados pela relação da auditoria com o controlo interno e pelo ambiente do mesmo.
Capítulo 1 – Auditoria interna e controlo interno
1.1 – Auditoria interna:
A Auditoria Interna fornece análises, apreciações, recomendações, sugestões e informações, relativas às atividades examinadas, incluindo a promoção do controlo eficaz a custo razoável. O auditor interno deve revelar as fraquezas, determinar as causas, avaliar as consequências e encontrar uma solução de modo a convencer os responsáveis a agir.
1.2 – Controlo interno:
O controlo interno é um conjunto de procedimentos implementados pela autoridade de gestão com vista a reforçar a possibilidade de atingir os objetivos definidos no âmbito de uma intervenção