Planta Baixa elétrica
Como requerido por nosso orientador Prof. Paulo César de La Roque Silva, apresentamos através deste, seguindo as normas técnicas da ABNT 5410, a qual rege os termos e princípios aplicados à planta baixa de uma residência apresentando também os cálculos para determinação do número dos pontos de iluminação e seus interruptores e pontos de tomadas, assim como a carga total a ser instalada em tal residência.
Nosso trabalho teve como base a planta baixa residencial conforme ilustrada em anexo na página nº .... desenvolvida pela equipe
Os aparelhos instalados seguem o padrão da residência de um dos integrantes da equipe, aproximando o máximo possível o nosso trabalho à realidade. Ao final apresentaremos os cálculos que nos darão o consumo médio de energia da residência e uma estimativa do valor total da conta de energia elétrica (consumo em 30 dias) tendo como base o valor da tarifa R$ 0,19/KWh cobrada pela concessionária de energia elétrica local: CEA (COMPANIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ).
1- MONTAGEM DE PLANILHAS.
1.1 DADOS DAS DEPENDÊNCIAS DA RESIDÊNCIA.
Depois de finalizarmos o desenvolvimento da planta foram efetuados os cálculos de área e perímetro, a partir de então poderemos efetuar a distribuição dos pontos de iluminação e seus interruptores e conseqüentemente das PTUG´S e PTUE´S.
1.2 - Dados das dependências da edificação
Dependência.
Dados da dependência
Área (m²)
Perímetro (m)
Pátio
18
18
Sala
33
26,4
Cozinha
17,10
17,4
Quarto 1
12
14
Quarto 2
12
14
Banheiro
3,90
8,6
Área de Serviço
13,80
16,6
1.3 - Potência de iluminação
Para fazer o levantamento de carga de iluminação e a quantidades dos pontos mínimos de luz, conforme a NBR 5410.
Prever pelo menos um ponto de luz no teto, comandado por um interruptor.
Arandelas no banheiro devem estar distantes, no mínimo 60 cm do limite do Box.
A carga de iluminação é feita em função a área do cômodo da