Auditoria
Introdução
INTRODUÇÃO
A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões. Existe para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e bens. As movimentações geradas sob o patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade, demonstrando seus dados em relatórios para as devidas pessoas e entidades interessadas em conhecer a real situação da empresa.
Outra área importantíssima da contabilidade; a controladoria consegue ter uma visão sistêmica de toda a organização, influenciando a tomada de decisões, pois possui controle do sistema de informações gerenciais da empresa. Ela é importante na coordenação, execução e acompanhamento, garantindo assim o sucesso da empresa nas diversas áreas de produção, vendas e desempenho tributário.
A auditoria pode ser entendida com um ramo aliado da contabilidade. Têm o principal objetivo de averiguar a exatidão dos registros e demonstrações contábeis, assim como identificar deficiências e possíveis fraudes no sistema de controle interno e financeiro.
A Contabilidade usada para auxiliar os gestores no controle das organizações especificando, por exemplo, o terceiro setor que é constituída por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, tendo o papel social de planejar e repassar informações úteis para uma organização seja ela com ou sem fins lucrativos.
1. Auditoria A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada. A auditoria tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação