titulo
No cinema essa estratégia é usada a muito tempo, o primeiro filme a usar o product placement foi o filme mudo "The garage" de 1919, no cenário aparece o logo do posto Red Crown Gasoline. “Wings”, o primeiro filme então a ganhar um Oscar em 1927, que consistia uma propaganda da Hershey’s. Porém, Michel Bay superou na quantidade de product placements em “Transformers: A Vingança dos Derrotados” em 2009, onde o diretor mostrou nada menos do que 47 marcas no filme.
Já na TV, ela começou a ser usada quando se percebeu a necessidade de um maior alcance das propagandas, já que alguns avanços da tecnologia fizeram com que o alcance dos comerciais diminuissem. No entanto, através da utilização dessa técnica desenvolve-se a globalização das marcas, e assim emergem novas formas de comunicação persuasiva.
O aparecimento das marcas pressupõe inúmeras vantagens para o anunciante, já que chamam a atenção do espectador e o custo da ação é relativamente inferior ao de uma publicidade, porém, as desvantagens existem e estão centradas nos seguintes pontos: não controla a mensagem, não compra um espaço publicitário, e não pode dar a sua opinião na aparição do produto. Em geral, o product placement aos olhos do consumidor aparece como uma ferramenta que não é manipuladora, sem saber que, inconscientemente o consumidor já está sendo manipulado.
Não há apenas uma maneira de introduzir o product placement ás mídias, ele pode ser introduzido de três maneiras sendo elas o script placement ou verbal, screen placement ou visual e plot placement ou integrada.
O script placement é quando a marca é mostrada na