Auditoria
APRESENTAÇÃO
Seja bem vindo à disciplina de auditoria. Convido você a sair um pouco da rotina das empresas comerciais, amplamente estudadas nas disciplinas do curso de ciências contábeis, para, agora, conhecer um dos ramos de atividades no qual nós, contadores, podemos atuar no mercado de trabalho. Esta disciplina trará uma série de informações sobre o tema com o intuito de agregar conhecimentos e fortalecer outros conteúdos já vistos durante nosso curso.
Caros Alunos, dentre as áreas de atuação do contador, temos a auditoria. A figura do auditor, muitas vezes, impõe certo terror para aqueles que são auditados, pois num primeiro momento a auditoria através de suas técnicas tem como características examinar documentos a fim de obter informações e confirmações, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes. Antes de iniciarmos nossa disciplina, pergunto: Você saberia dizer a origem da Auditoria? Sim? Não? Portanto, é justamente sob esse foco que iniciaremos nossos estudos.
Vamos ao trabalho!
Inicialmente, vou comentar sobre a origem da Auditoria. Muito bem. A prática da auditoria surgiu no século XV ou XVI, na Itália. Os precursores da contabilidade são os italianos, não sem razão, visto que o clero dessa época era o responsável pelos principais empreendimentos estruturados da Europa moderna ou medieval. O reconhecimento oficial da prática de auditoria também ocorreu na Itália (Veneza), onde em 1581 foi constituído o primeiro Colégio de Contadores, em cuja admissão o candidato deveria completar aprendizado de seis anos como contador praticante e submeter-se a um exame. Primeiramente, os trabalhos realizados como auditoria eram bastante limitados, restringindo-se, em regra, à verificação dos registros contábeis, que visavam à comprovação de sua exatidão. Com a evolução da Ciência Contábil, que se tornou imprescindível às administrações das empresas, desenvolveu-se também,