Auditoria P Blica Normas Relativas A Audi Ncia Do Auditado
707 palavras
3 páginas
Auditoria PúblicaNormas Relativas à Audiência do Auditado
As normas de audiência do auditado enfatizam que os profissionais solicitados para fazer auditoria em setores de determinada empresa, tem a obrigação de dar seu diagnóstico parcial informando as ocorrências identificadas de cada setor e esperar que o encarregado do setor possa se explicar sobre essas informações e possa se manifestar formalmente sobre essas constatações parciais da auditoria, considerando Segundo o Ministério da Fazenda (2001, pág. 62 a) “a necessidade dos gestores públicos de terem assegurada, em tempo hábil, a oportunidade de apresentar suas avaliações a respeito dos trabalhos realizados pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo”.
É muito importante para os encarregados de cada setor da empresa apresentar, quando solicitado, sua defesa a respeito do que ocorreu em sua responsabilidade sobre atos e fatos pertinentes ao setor de sua responsabilidade. Depois de devidas justificativas e esclarecimentos o órgão responsável pela realização da auditoria evidenciará ao responsável pela empresa auditada a divulgação do relatório prévio, concedendo ao mesmo o prazo de cinco dias para se manifestar a respeito do está explicito no relatório. Esse documento deve conter também o posicionamento dos gestores da entidade. No entanto, a IN nº 01, de 13 de março de 2003 definiu algumas modificações:
I. A divulgação será de relatório final, e não prévio; II. Não há mais indicação prazo de manifestação por parte do gestor público; III. Agora é indicado que as possíveis manifestações dos gestores serão evidenciadas em notas técnicas.
Quando uma empresa auditada não envia sua manifestação até a data que foi determinada, o órgão responsável pela auditoria, ou seja, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal entenderá e irá declarar no relatório que a entidade não usou seu direito de resposta que foi concedido. O Ministério da Fazenda (2001, pág. 62 b) enfatiza ainda que “caso os