AUDITORIA PIS/COFINS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JADE DE SOUZA CAMARGO
AUDITORIA FISCAL DO PIS E DA COFINS NÃO-CUMULATIVOS
São Leopoldo
2013
JADE DE SOUZA CAMARGO
AUDITORIA FISCAL DO PIS E DA COFINS NÃO-CUMULATIVOS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, pelo Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.
Orientador: Carlos Henrique Tesche
São Leopoldo
2013
SUMÁRIO
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 A AUDITORIA
2.1.1 Definições de Auditoria
A auditoria é o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade.
Segundo Crepaldi (2012, p.3),
A Auditoria constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e pertinente à legislação.
A auditoria consiste em controlar as áreas-chaves nas empresas a fim de evitar situações que propiciem fraudes, desfalques e subornos, através de testes regulares nos controles internos específicos de cada organização.
A auditoria surgiu através da necessidade de a empresa ampliar suas instalações fabris e administrativas, investir no desenvolvimento tecnológico e aprimorar os controles e procedimentos internos, visando à redução de custos e, portanto, tornando mais competitivos seus produtos no mercado, diz Almeida (1996, p. 21).
Attie (1992, p. 26) afirma que a auditoria se faz necessária à organização e desenvolve-se a fim de garantir uma gerência ativa, concedendo aos gestores alternativas, como ferramenta de trabalho, de controle, assessoria e administração.
A Norma Brasileira de Contabilidade TI 01 estabelece que a auditoria interna: