Auditoria dos sistemas de informação
SAS - Segurança e Auditoria de Sistemas CCO 8NA Key, Paulo, Rafael, Renata
AUDITORIA DE SISTEMAS NA GESTÃO EMPRESARIAL
A auditoria de sistemas se propõe a analisar as demonstrações financeiras, a partir da avaliação da adequação das tecnologias e sistemas de informação utilizados na organização, através da revisão e avaliação dos controles. Identificadas falhas, erros, irregularidades ou ineficiência nestes controles, cabe a auditoria fazer recomendações em seu parecer, para correção e melhoria dos controles internos com o intuito de minimizar os riscos encontrados.
AUDITORIA DE SISTEMAS
A auditoria se divide em dois tipos: Auditoria Interna ou Operacional: é aquela onde o auditor é funcionário da empresa e a revisão das atividades é contínua. Auditoria Externa ou Independente: é aquela onde o auditor pertence a uma empresa terceira e independente e o exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual.
OBJETIVO DA AUDITORIA CONTÁBIL
Apoiar os membros da empresa no desempenho de suas atividades. Para tanto, ela é responsável pelo exame das demonstrações financeiras de um determinado período, a fim de verificar se as mesmas estão de acordo com os princípios da contabilidade. Dessa forma, tais demonstrações devem assegurar que elas representem adequadamente a posição patrimonial e financeira da organização, inclusive avaliando o processo da economicidade, eficiência e eficácia na utilização dos recursos recebidos de órgãos públicos ou privados.
AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
A Auditoria de Sistemas de Informação se propõe a validar e avaliar os controles internos de sistemas de informação que envolve processamento de informações críticas para a tomada de decisão. Para isso, durante o processo de auditoria, o auditor deve reunir, agrupar e avaliar evidências que ajudem a determinar se um certo