Auditoria de sistema
JANAINA GONGORA
RAFAELA TEIXEIRA
AUDITORIA DE SISTEMAS
CAMPINAS
2011
1. A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA DE SISTEMAS
Um dos maiores problemas enfrentados pelas indústrias hoje em dia é a segurança, pois é preciso ter assegurada a exatidão e proteção dos bens e serviços em cada área de uma empresa. Para isso, é necessário que haja medidas de controle e segurança de sistemas e que esses sistemas sejam revisados e avaliados por um auditor independente.
A maioria das atividades dentro de uma empresa está vinculada direta ou indiretamente ao processamento eletrônico de dados, muitas vezes podem ocorrer erros, falhas, irregularidades, entre outras coisas, para isso, é preciso haver uma auditoria de sistemas para avaliar o ambiente de processamento de dados para identificar e avaliar esses possíveis riscos e fazer recomendações para correção e melhoria dos controles internos para que diminua os riscos levantados.
A auditoria de sistemas auxilia a organização a avaliar e validar seu ciclo administrativo, garante a segurança dos computadores e seus sistemas e garante o alcance da qualidade dos sistemas computadorizados certificando-se que as informações são corretas e oportunas, existe um processamento adequado das operações, as informações estão protegidas contra fraudes, existe proteção das instalações e equipamentos, existe a proteção contra situações de emergência (paralisação de processamento, perda de arquivos, inundações, incêndios, etc.)
2. DIFICULDADES ENCONTRADAS PELA AUDITORIA DE SISTEMAS NA EMPRESA
Existem algumas dificuldades que são encontradas pela auditoria de sistemas na empresa, muitas vezes existe insuficiência ou incorreção das informações contidas nos documentos que servem de base para a verificação do fato registrado.
Outra dificuldade é a ausência de normas disciplinadoras sobre os dados mínimos a serem registrados nos sistemas por tipo de fato contabilizado. Há também uma necessidade de contar com maior