AUDITORIA CONTÁBIL
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
7º SEMESTRE
AUDITORIA CONTÁBIL
BELÉM - Municipalidade
2015.1
Atualmente (???) o Brasil assiste aos escândalos envolvendo a Petrobrás, partidos políticos e empresas que envolvem em linhas gerais o pagamento de propina através de contratos fraudados.
Consoante ao fato, a grande mídia noticia o atraso na entrega das demonstrações financeiras da estatal, devido aos possíveis impactos que tais eventos podem ter causado aos números da companhia. A auditoria independente se recusou a emitir o parecer até maiores esclarecimentos. Seria engraçado, se não trágico, o fato da contabilidade ser lembrada pelo grande público somente nesses momentos. Acredito ter ouvido mais o termo “demonstrações contábeis” na TV e rádio (sem contar Internet) do que na minha vida inteira nos mesmos meios de comunicação.
Nesse sentido, tirando qualquer cunho político do referido assunto, o post dessa semana vem com os seguintes questionamentos:
1- o que dizem as IFRS sobre o assunto?
De acordo com o IAS 8, a norma internacional define os procedimentos a serem adotados quanto aos erros verificados no reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação das demonstrações contábeis. Tais erros incluem os efeitos de erros matemáticos, erros na aplicação de políticas contábeis, descuidos ou interpretações incorretas de fatos e fraudes.
Quanto a esse tópico, o IAS 8 estabelece que a instituição deve corrigir os erros materiais de períodos anteriores, retrospectivamente, no primeiro conjunto de demonstrações contábeis emitidas após a sua descoberta, reexprimindo os valores comparativos para os períodos anteriores apresentados em que tenha ocorrido o erro. Se o erro ocorreu antes do período anterior mais antigo apresentado, deve-se reexprimir os saldos de abertura das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido para o período anterior mais antigo apresentado.
Quando for impraticável determinar os efeitos