Auditoria Contábil
1 INTRODUÇÃO 4
2 HISTORICO DA AUDITORIA 5
2.1 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA AUDITORIA 5
2.1.1 AUDITORIA INTERNA 5
2.1.2 AUDITORIA INDEPENDENTE OU EXTERNA 5
2.2 PAPEIS DE TRABALHO NA AUDITORIA 6
2.2.1 FINALIDADES 6
2.2 DEFINIÇÃO 6
3 MODELOS DE PAPEIS DE TRABALHO 8
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade é tratada atualmente como uma ciência dinâmica por estar em constantes aperfeiçoamento e adaptações a mudança da humanidade, juntamente com tecnologias que revoluciona a cada dia, envolvendo conhecimento o humano.
A auditoria surgiu da necessidade de se garantir a veracidade das informações derivas dos registros contábeis, em decorrência da evolução da contabilidade. Os procedimentos de contabilidade e de auditoria no Brasil foram desenvolvidos de forma espetacular a partir do século XX.
Para Ribeiro (2011) a auditoria interna é auxiliar a organização a alcançar os seus objetivos, e que ela pode ser realizada tanto por auditores internos, empregados da própria empresa, como por auditores independentes contratados para esse fim.
O auditor tem por finalidade desenvolver papeis de trabalho a fins de servir como base e sustentáculo da opinião do auditor, constituindo como meios de prova do trabalho efetuado na organização. Papéis de trabalho este é um conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas, preenchidos de forma manual ou meio eletrônico, atendendo e constituindo o trabalho efetuado e sua opinião. Documentos que se destinam a ajudar no planejamento e execução da auditoria, bem como facilitar.
A extensão dos papéis de trabalho é assunto de julgamento profissional, visto que não é necessário nem prático documentar todas as questões de que o auditor trata; entretanto, qualquer matéria que, por ser relevante, possa influir sobre o seu parecer, deve gerar papéis de trabalho que apresentem as indagações e conclusões do auditor.
Segundo William (2009) os papeis de trabalho devem ser delineados e organizados