Auditoria contabil
Introdução ....................................................................................................... 4
Desenvolvimento............................................................................................. 5
Conclusão........................................................................................................ 9
Referências Bibliográficas................................................................................ 10
INTRODUÇÃO
Com a nova era e a globalização decorrente dela, o surgimento de grandes e mega empresas foi decorrente. Hoje, com as multinacionais dominando o mercado, tendo sócio acionistas/cotistas distribuídos por todo o mundo, a fiscalização de demonstrações e registros administrativos, por exemplo, se faz extremamente necessária, já que averigua a exatidão das mesmas, garantindo assim, que nenhuma pessoa integrante da entidade seja prejudicada. Para tal, a auditoria é o meio utilizado.
Por definição, auditoria é uma função de revisão, avaliação e emissão de pareceres sobre as atividades de uma empresa/setor, fundamentada na independência, ou seja, realizada por pessoa sem nenhuma ligação com a mesma, e na duplicidade. Ela objetiva averiguar se tais atividades foram implantadas da maneira mais correta visando o “bem-estar” da entidade, se são realizadas de acordo com a maneira predeterminada e se estão adequadas às metas e objetivos, sendo que após concluída remete as deficiências encontradas na mesma. Ramifica-se em interna e externa, esta por sua vez em auditoria de sistemas, de demonstrações financeiras, jurídica, contábil e outras. Este trabalho pretende mostrar a auditoria mais detalhadamente, existem muitas vertentes desse assunto e essa atividade acadêmica pretende enfatizar a Auditoria Operacional Contábil.
4
DESENVOLVIMENTO
A auditoria operacional contábil, busca averiguar a veracidade dos dados expostos nas demonstrações contábeis. O Papel do auditor fiscal é