auditoria ambiental
08/05/2007
por Elaine Quimie Matsumura
Outubro/2005
Tão interessante quanto a sua própria execução, o assunto ?Auditoria Ambiental? tem despertado a atenção não só das empresas, mas também de vários profissionais ligados a área ambiental, uma vez que vem crescendo cada vez mais o rol de Estados brasileiros que estão aderindo a tal exigência, o que demonstra que a conscientização para a preservação do meio ambiente tem atingido índice muito elevado no Brasil.
Histórico
A Auditoria Ambiental teve seu início nos Estados Unidos com objetivo de atender as legislações vigentes e a exigência do mercado interno e externo, que surgiu com as fortes preocupações do público com o meio ambiente e a saúde do homem.
Após o start dado pelos Estados Unidos, foram surgindo vários outros países, como Canadá, países da Europa Ocidental, Austrália, México, Brasil entre outros, interessados em realizar a prática das auditorias ambientais, disseminando o conceito, gradativamente, pelo mundo todo.
Inicialmente, a auditoria ambiental surgiu como uma ferramenta de gestão ambiental voluntária, onde cada um realizava de acordo com seu interesse e oportunidade.
No Brasil, a idéia de auditoria ambiental surgiu como forma de prevenir os impactos causados pela indústria petrolífera, minimizando/mitigando os eventuais acidentes. De uma forma geral a auditoria tem sido uma ferramenta essencial para a prevenção de acidentes e conseqüentes danos ao meio ambiente e uma vitrine para que as empresas possam demonstrar uma imagem positiva sobre a sua postura em relação às suas responsabilidades ambientais.
Conceito
Muitas são as definições e conceitos de auditoria ambiental, tendo-se por base a metodologia e as técnicas aplicadas para a realização da mesma.
Resumidamente, tem-se que auditoria ambiental é a realização de exames e estudos nas operações desempenhadas pela pessoa jurídica ou física, analisando-se os requisitos legais pertinentes, bem como as boas