Auditoria Ambiental
1. CONCEITUAÇÃO
A auditoria ambiental consiste em processo sistemático de inspeção, análise e avaliação das condições gerais ou especificas de uma determinada empresa em relação a fontes de poluição, eficiência dos sistemas de controle de poluentes, riscos ambientais, legislação ambiental, relacionamento da empresa com a comunidade e órgão de controle, ou ainda do desempenho ambiental da empresa.
A auditoria ambiental tem como objetivo caracterizar a situação da empresa para fornecer um diagnóstico atual no que diz respeito a poluição do ar, águas e resíduos sólidos, favorecendo a definição das ações de controle e de gerenciamento que deverão ser tomadas para proporcionar a sua melhoria ambiental.
A auditoria fornece recomendações de ações emergenciais, de curto, médio e longo prazo que deverão ser tomadas para proporcionar a melhoria ambiental da empresa.
De forma sucinta, pode-se dizer que a auditoria ambiental compara resultados com expectativas ambientais.
Existem diferentes formas de auditorias ambientais, que são definidas em função dos diversos objetivos a que elas se propõem.
Uma divisão simples classifica as auditorias em quatro classes:
-
Auditoria dos impactos ambientais:
Onde é feita uma avaliação dos impactos ambientais no ar, água,solo e comunidade de uma determinada unidade industrial ou de um determinado processo com objetivo de fornecer subsídios para ações de controle da poluição, visando a minimização destes impactos.
-
Auditoria dos riscos ambientais:
Onde é feita uma avaliação dos riscos ambientais reais ou potenciais de uma fábrica ou de um processo industrial especifico.
-
Auditoria da legislação ambiental:
Onde é feita uma avaliação da situação ambiental de uma determinada fábrica ou organização em relação ao cumprimento da legislação vigente.
-
Auditoria de sistemas de gestão ambiental:
É uma avaliação sistemática para determinar se o sistema da gestão