Auditoria Ambiental e Social
Devido à alta da questão ambiental ao longo dos últimos anos e a importância da sustentabilidade para nosso planeta, pretende-se destacar qual o nível de acompanhamento da contabilidade em relação a este assunto tão importante.
A contabilidade ambiental, portanto, é o registro do patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) de determinada entidade, e suas respectivas mutações expressas monetariamente.
Segundo Ribeiro (1992, p.56) a contabilidade, enquanto instrumento de comunicação entre empresas e sociedades, poderá estar inserida na causa ambiental. A avaliação patrimonial, considerando os riscos e benefícios ambientais inerentes às peculiaridades de cada atividade econômica, bem como sua localização, poderá conscientizar os diversos segmentos de usuários das demonstrações contábeis sobre a conduta administrativa e operacional da empresa, no que tange o empenho da empresa sobre a questão.
Entende-se, que a Contabilidade pode auxiliar os administradores no gerenciamento empresarial do meio ambiente, pois ela é considerada, atualmente, uma das principais ferramentas de gestão de negócios.
Seu objetivo é propiciar informações regulares aos usuários internos e externos acerca dos eventos ambientais que causaram modificações na situação patrimonial da respectiva entidade, quantificado em moeda. Focando o desenvolvimento sustentável e a interação das empresas com a sociedade e o meio ambiente.
O desenvolvimento econômico e o meio ambiente estão intimamente ligados e com o intuito de aumentar o nível de transparência de suas atividades, as empresas, apesar dos custos