atómos e elementos quimícos
Número Atômico: Até hoje são conhecidos 110 tipos diferentes de átomo que, combinados entre si das mais diversas maneiras, vão dar origem a todo tipo de matéria existente.
Os átomos diferem um dos outros pelos números de prótons, elétrons e nêutrons, que entram na sua constituição. Na realidade o número de prótons do átomo é que caracteriza quimicamente e é chamado de número atômico (representado pela letra Z).
Assim concluiu-se que um conjunto de átomos de mesmo número atômico forma um elemento químico. Cada número atômico (Z) corresponde a um elemento químico e vice-versa.
O número de nêutrons não interfere nas suas características químicas, mas interfere na massa do átomo que é obtida pela soma de prótons e nêutrons (não considerando a massa do elétron que é desprezível em relação a massa do próton ), é chamado de número de massa e representado pelo símbolo (A).
Assim podemos definir uma fórmula para calcularmos o número de massa (A):
A = n + p, onde:
A: número de massa; n: número de nêutrons; p: número de prótons.
Concluímos também que em um átomo eletricamente neutro o número de prótons é igual ao número de elétrons, assim:
Z = p = e., onde:
Z: número atômico que representa o número de prótons (p); e: número de elétrons.
Resumidamente temos:
Elemento Químico: é o conjunto de todos os átomos com mesmo número atômico (Z).
Representação gráfica dos elementos:
Examinando o número atômico (Z) e os números de nêutrons (N) e de massa (A) de diferentes átomos,
4
podemos encontrar conjuntos de átomos com um ou outro número igual.
Íon: Próton e elétron possuem cargas elétricas iguais em intensidade, mas com sinais contrários (próton (+) e elétron (-)), por isso as cargas do próton e do elétron se anulam mutuamente. Todo átomo possui o mesmo número de prótons e elétrons, portanto, todo átomo é eletricamente neutro (costumeiramente chamado estado fundamental), quando um átomo perde ou ganha elétrons por