Atuação do profissional de assistência social
Centro de Educação a Distância
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Maio 2011
INTRODUÇÃO
O Assistente Social tem como objetivo de trabalho a questão social, que é produzida pela relação capital e trabalho no sistema capitalista, onde se tem o mercado como centro norteador das estruturas políticas, sociais e econômicas. A questão social se expressa através da precarização do trabalho, do desemprego, da pobreza, da violência, enfim coloca às margens da sociedade vários sujeitos que passarão a ser usuários das políticas públicas sociais do Estado.
Os diversos setores da sociedade organizada precisam compreender a importância do Assistente Social na realidade social contemporânea, enquanto agente engajado nas lutas sociais, que atua junto aos usuários das políticas públicas, muitas vezes elaborando-as e não só executando-as, e também as tornando acessíveis.
Este é um profissional preocupado com a ampliação dos direitos sociais universais, e contra as desigualdades. Que atua junto aos movimentos organizados da sociedade,que propicia meios para o exercício da cidadania, que elabora políticas publicas de acesso aos direitos sociais garantidos constitucionalmente e que atua como mediador de conflitos entre as classes sociais, buscando igualdade de oportunidades.
ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
O Assistente Social trabalha para combater as mazelas engendradas pelo capitalismo: fome, desemprego, miserabilidade, precarização das relações de trabalho, exploração de menores, mulheres, idosos entre outras. Em síntese as seqüelas da questão social.
Vivemos numa sociedade desigual, portanto, na qual o Estado, com ações minimalistas orientadas por ditames internacionais, sucumbe à classe que só tem a mão de obra para sobreviver. São homens e mulheres que “levantam todos os dias para garantir seu sustento”. Vivem em