Atuação do pedagogo na saude
O Presente trabalho pretende apresentar uma breve reflexão sobre a atuação do pedagogo na saúde e a importância da prática pedagógica em ambientes extra escolares. Isso nos remete a ideia de amplitude na atuação do pedagogo, pois muitas vezes restringimos a pedagogia apenas como a que educa crianças de sala de aula.
A pratica educativa é considerada um fenômeno social e universal necessário para o funcionamento de todas as sociedades. Segundo Libaneo (2011) não há sociedade sem pratica educativa e a educação compreende aos processos formativos do meio social.
Segundo Libaneo (2011, p. 8) “a pedagogia expressa finalidades sociopolíticas, ou seja, uma direção explícita da ação educativa relacionada com um projeto de gestão social e política da sociedade”. A Sociedade cada vez mais cobra uma prática educativa, pois a mesma é movida pela formação dos indivíduos com intuito transformador nas varias instâncias da vida social.
A educação esta ligada a cultura e a pratica social preocupada com a formação do sujeito no meio social em que está inserido, trazendo conhecimentos e experiências culturais relacionadas aos valores e com relação transformadora em função das necessidades politicas, econômicas e sociais da coletividade. Na educação existem muitos espaços para além da escola onde ocorre a educação e consequentemente a ação de intervenção pedagógica intencional e sistematizada, voltada para as necessidades educativas especiais que perpassam por toda sociedade.
.Nesse entendimento, não se pode restringir e limitar a atuação do pedagogo no contexto escolar. A diversidade de práticas educativas intencionais presentes na sociedade pós-moderna amplia os espaços de ação educativa do pedagogo, extrapolando os muros da escola.
Nesse sentido a saúde se desenha como um relevante campo da ação pedagógica extra escolar onde a articulação entre educação e práticas preventivas possibilitam a ressignificação desse contexto e a integralização