ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................4, 5
2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................6, 7
3 CONCLUSÃO..........................................................................................................8
4 REFERENCIAS........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
A grande expansão da política de Assistência Social na ultima década, demanda cada vez mais a inserção de assistentes sociais comprometidos com a consolidação do Estado democrático, a fim de garantir direitos a nós reservados como a universalização da seguridade social e das políticas públicas e firmar os espaços de controle social democrático. Isso requer o fortalecimento de conhecimento na área com uma intervenção crítica, autônoma, ética, comprometida com as partes interessadas e com as organizações populares de defesa dos direitos.
O projeto ético-político do serviço social foi construído entre os anos 1970 e 1980 épocas em que o Brasil passava por um processo de redemocratização da sociedade. O termo significa uma projeção que envolve sujeitos individuais e coletivos, esse projeto pode ser determinante para determinado caso, esse processo de construção do projeto ético-político envolvem componentes que precisam se articular, são valores, saberes, escolhas teóricas, práticas e ideológicas, fazendo uma interlocução crítica do movimento em que a sociedade está inserida.
A Proteção Social é a garantia de inclusão a todos os cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou em situação de risco, inserindo-os na rede de Proteção Social local. A Proteção Social é hierarquizada em Básica e Especial. Na proteção