desenvolvimento historico e social da psiquiatria e da enfermagem
TAYRINE DE SOUSA DUARTE DOS SANTOS, RA: 12170858
DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO-SOCIAL DA PSIQUIATRIA E DA ENFERMAGEM
campinas
2014
sTEPHANI CASAGRANDE ALESSIO LOPES, RA: 12150751
TAYRINE DE SOUSA DUARTE DOS SANTOS, RA: 12170858
DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO-SOCIAL DA PSIQUIATRIA E DA ENFERMAGEM
campinas
2014
1. INTRODUÇÃO
Este estudo apresenta um levantamento histórico e bibliográfico referente à história da psiquiatria, tendo como enfoque principal o início da psiquiatria no Brasil e o papel da enfermagem no ideário e nas práticas de atenção ao sofrimento psíquico ao longo das décadas. Partindo da sua origem, passando pela pré-história e até as décadas de 1960-1970, traça-se o perfil histórico e mais atual antes da reforma psiquiátrica. Este trabalho é referente à disciplina de Saúde Mental B, durante o sexto semestre de enfermagem da PUC- Campinas.
2. HISTÓRIA GERAL DA PSIQUIATRIA
A doença mental na pré-história:
Acredita-se que, nesta época, pessoas com distúrbios de comportamento eram atendidas em rituais tribais, sendo comum a prática de técnicas como a trepanação, método que consiste na retirada de um pedaço do crânio com objetivo de expulsão dessas forças sobrenaturais. Em casos de insucesso, o indivíduo era abandonado à própria sorte (CASTRO; FERNANDEZ, 2010, pg. 4).
A doença mental na antiguidade:
Na Grécia e Roma antigas, não existiam procedimentos ou espaços sociais destinados aos alucinados: pessoas com deficiência não cabiam na concepção de igualdade e eram vistas como um problema familiar e não social. A sociedade, por sua vez, atribuía a loucura a forças sobrenaturais, decorrentes de possessões demoníacas. Muitas vezes sinais corporais eram feitos através de cortes ou queimaduras no corpo, e serviam para marcar as pessoas como “diferentes”. Os deficientes não poderiam alcançar a