atuaçao frente ao codigo de etica
ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA
ALEGRETE- RS
2015
ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA
Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como Atividade Interdisciplinar com eixo integrador das disciplinas: Ética Profissional; Família, Cultura e Sociedade; Política Social II.
Orientador: Prof.Clarice da Luz Kernkamp; Maria Angela Santini; Maria Lucimar Pereira.
ALEGRETE- RS
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA 4
2.1 Caracterização do serviço 9
2.3 Projeto ético-político e o assistente social 9
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Com o objetivo proporcionar aos alunos o aprofundamento e reflexão sobre a nova relação do estado e da sociedade, considerando os aspectos ético, político e social, no âmbito da política de seguridade social com ênfase na Política Social e Proteção especial.
A assistência social passou a ser política social na Constituição Federal de 1988, é necessário colocar que existe uma herança de concepções e práticas que ainda precisam ser analisadas enquanto trajetória e histórica e superadas enquanto forma de pensar e agir na perspectiva das políticas sociais.
A prática da assistência, caridade, da ajuda, do favor e da solidariedade às pessoas que precisam/necessitam perpassaram as relações humanos ao longo dos séculos, contudo é importante destacar que ao Estado brasileiro historicamente sempre se comportou de forma omissa diante de expressões da questão social.
2 ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA
A década de 1980 do século XX foi marcada pelas mudanças institucionais no Sistema de Proteção Social do país, por meio de uma nova legislação social, responsável por orientar para