Atuaria
Os tipos de seguros são classificados de acordo com a natureza e dos riscos, sendo classificados em seguros de pessoas, danos patrimoniais e prestação de serviços. A diferença básica entre os seguros de pessoas e os seguros patrimoniais e prestação de serviços é que os valores de indenização em caso de morte ou invalidez, não são determinados pelo “valor de mercado”, e sim escolhidos pelo próprio indivíduo.
Além de serem classificados dessa forma, também são classificados de acordo com a ocorrência do risco, por riscos decorridos e a decorrer. Tendo como diferença a forma do pagamento do prêmio, nos seguros de riscos decorrido o pagamento do prêmio é efetuado após a ocorrência do evento, enquanto nos seguros de riscos a decorrer há um pré-pagamento do prêmio e o não-pagamento gera o cancelamento automático da apólice.
Seguro de Pessoas
Estes seguros têm por objetivo garantir o pagamento de uma indenização ao segurado e aos seus beneficiários, observadas as condições contratuais e as garantias contratadas. Como exemplos de seguros de pessoas têm:
Seguro de vida, seguro funeral, seguro de acidentes pessoais, seguro educacional, seguro viagem, seguro de diária por internação hospitalar, seguro desemprego (perda de renda), seguro de diária de incapacidade temporária, seguro de perda de certificado de habilitação de vôo.
Os seguros de pessoas podem ser contratados de forma individual ou coletiva. Nos seguradora formalizada a aceitação os coletivos, os seguradores aderem a uma apólice contratada por um estipulante que tem poderes de representação dos seguradores perante a seguradora, nos termos da regulamentação vigente.
Qual é a diferença entre seguro de pessoas e seguro de vida?
O seguro de pessoas reúne diversas coberturas, que podem ser contratadas em conjunto ou separadamente, tais como: morte natural, morte acidental, invalidez permanente por acidente, invalidez funcional permanente por doenças, doenças graves, diárias por