Atualmente, no brasil, existe pesquisa sendo realizada na área da avaliação psicológica?
Atualmente, No Brasil, Existe sim Pesquisa Sendo Realizada Na Área Da Avaliação Psicológica, esse fato pode ser observado nas pesquisas realizadas nas Universidades na Região Sul do País, 80,14%, no Sudeste, e 0,71%, no Nordeste. Pode-se constatar que maior concentração da produção científica de avaliação psicológica fica na Região Sudeste. Verificou-se que 60,3% tinham por objetivo buscar parâmetros psicométricos, e 27,7% tinham a finalidade de utilizar os testes para validar protocolos de intervenção, descrever habilidades específicas e estudar relações entre variáveis, e constituem a maioria dos estudos transversais.
Há no Brasil pesquisadores brasileiros analisando produções científicas de várias áreas do conhecimento, cujos estudos variam desde a análise de anais de congressos, revistas científicas, dissertações e teses até àquelas que têm como material de estudo bases de dados de bibliotecas virtuais. Os temas mais pesquisados, a título de exemplo são: temáticas da Psicologia educacional (Santos et al., 2003; Oliveira, Cantalice, Joly, & Santos, 2006), de psicoterapias breves psicodinâmicas (Yoshida, Santeiro, Santeiro, & Rocha, 2005), de Psicologia do desenvolvimento (Souza, Gauer, & Hutz, 2004) e de orientação profissional (Noronha et al., 2006; Noronha & Ambiel, 2006).
Para Goldstein e Hersen (2000), os construtos que têm sido mais estudados na Psicologia são inteligência, personalidade, funções neuropsicológicas, habilidades específicas, motivação, atitudes, interesses e valores. Mas há que se ressaltar que a produção em Psicologia ainda é relativamente pequena, se comparada a outras áreas do conhecimento (Yamamoto, Souza, & Yamamoto, 1999).
CONCLUSÃO
Ao ler o artigo para responder a pergunta conclui que a avaliação psicológica não é simplesmente uma área técnica produtora de ferramentas profissionais, mas sim a área da psicologia responsável pela