Atualidade
Assuntos mais cobrados nos últimos concursos públicos.
Questão 01.
Admite-se
Um desejo comum a todas as empresas e que ganha cada vez mais atenção nos últimos tempos é a chamada retenção de talentos. O tema tem sido o sonho de consumo e, ao mesmo tempo, o pesadelo de muitos gestores desde o início do “apagão” de talentos. E, agora, com as perspectivas positivas de crescimento para o Brasil, intensifica-se a disputa pelos melhores profissionais do mercado. Pensar em retenção de pessoas é mais complexo do que se julga e talvez represente um dos maiores desafios para questão da sustentabilidade humana nas organizações.
* José Augusto Figueiredo é COO da DBM América Latina, consultoria especializada
em gestão do capital humano. Artigo: reter é não reter. Correioweb.(com adaptações).
Tendo o texto como referência inicial, a abrangência do assunto, a realidade econômica atual do Brasil e seus conhecimentos, julgue as alternativas:
1) O superaquecimento da economia brasileira, com crescimento superior a 7% do PIB no primeiro trimestre de 2010, produziu uma carência de profissionais, máquinas e insumos em várias atividades econômicas, justificando a preocupação de importantes empresas do mercado em reter profissionais com bom desempenho. 2) A queda no índice de desemprego da população economicamente ativa (PEA) do país e o aumento na geração de empregos e empresas formais são fatores importantes para a manutenção do superávit primário do governo. 3) A dívida externa brasileira continua elevada, mas não implica ponto de estrangulamento para a economia, pois as reservas em moedas internacionais superam em valor absoluto o total da dívida externa. 4) No Brasil, o número de habitantes que forma a população economicamente ativa (PEA) é inferior ao número de inativos e dependentes (PEI), indicando o predomínio de crianças, jovens e