Atual Situação do Arquiteto
705 palavras
3 páginas
Civilização minóica (2600 a.C – 1450 a.C.). Também é conhecida como Civilização cretense, por se localizar na ilha de Creta. Sabe-se muito pouco sobre os minóicos, cujo nome provém de Minos, lendário rei de Creta. Há registros de escrita conhecida como Linear A, mas que ainda não foi decifrada pelos pesquisadores. Eram voltados para o comércio marítimo. Foram invadidos pelos micênicos. Proeminência de figuras religiosas femininas. A produção em cerâmica desse povo possui um grande valor artístico, e alguns historiadores apontam que este é um dos principais produtos comerciais dos cretenses. O exemplo mais acabado do seu particular modo de entender a arquitetura e o urbanismo é o Palácio de Cnossos,enquadrado na tendência de construção de grandiosos palácios com dimensões fora do vulgar. Os edifícios palatinosdesenvolvem-se invariavelmente de dentro para fora, o que resulta na criação de pátios retangulares (depois servirãode base à elaboração dos agora gregos), e numa quase negligência verificada no tratamento de fachadas. Com apresença de vários pátios e a sua repetição ao longo de grandes áreas, o edifício toma um aspeto labiríntico. Aorganização dos vários compartimentos faz-se em torno do pátio, ponto essencial de iluminação. Apesar da sensação delabirinto dada pela disposição dos pátios e compartimentos, o palácio é uma estrutura muito bem organizada, comespaços específicos para cada atividade ali desenvolvida. A área residencial revela uma forte divisão entre os espaçospróprios para o desempenho de atividades governativas e os espaços privados, para além de ser apetrechada com umgrande número de comodidades.
Dos elementos estruturais destacamse as colunas que apresentam fuste liso e a particularidade de serem mais largasna parte superior. O capitel maciço e redondo estará na génese do capitel dórico.
A sumptuosidade de cada palácio minoico deve-se, em grande parte, ao uso muito difundido de pintura mural que cobreprofusamente as paredes das diversas