Atuadores Pneumatico
Almi Fernando de Souza Rangel
Gisele do Nascimento Barros
ATUADORES PNEUMATICO
AFOGADOS DA INGAZEIRA PE
2014
Almi Fernando de Souza Rangel
Gisele do Nascimento Barros
ATUADORES PNEUMATICO
Trabalho da Disciplina Organização da Manutenção, do Curso de Eletroeletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Afogados, sob a orientação do Professor Kléber Porciúncula de Araújo.
AFOGADOS DA INGAZEIRA PE
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
ANEXOS 8
1. INTRODUÇÃO
Recebem o nome de atuadores porque são eles que atuam no processo, substituindo os acionamentos manuais em sistemas automáticos.
Uma das funções da Mecatrônica é apresentar soluções de automação para processos industriais. Tanto nos processos de manufatura como nos processos contínuos, os movimentos estão presentes nas operações de fixação, alimentação, abertura e fechamento de válvulas, etc.
Esses movimentos são executados por elementos de trabalho chamados de Atuadores. Recebem este nome porque são eles que atuam no processo, substituindo os acionamentos manuais em sistemas automáticos. A automação industrial é resultante da integração de três tecnologias básicas: Sensores, Controladores e Atuadores. Dentro deste contexto, temos os atuadores pneumáticos, amplamente utilizados nas plantas industriais. Neste aspecto, a tecnologia pneumática é fundamental para a Mecatrônica.
A tecnologia de atuadores considera toda a técnica necessária ao seu funcionamento e controle. Os atuadores pneumáticos funcionam com energia pneumática (Ar Comprimido) e executam movimentos lineares, rotativos e semi-rotativos ou angulares (um tipo de atuador para cada tipo de movimento). Três são as variáveis básicas controladas: sentido de movimento,