Attachment
1. Em quais circunstâncias metabólicas os aminoácidos são oxidados em animais e plantas?
R. Pode ocorrer em três circunstâncias: Durante síntese e degradação de proteínas celulares, alguns aminoácidos liberados podem sofrer oxidação. Quando em uma dieta ricas em proteínas aminoácidos excedentes são catabolizados. Durante jejum severo e ou diabetes melito proteínas corporais são hidrolisadas e seus aminoácidos empregado como combustíveis.
2. Em que local(is) do hepatócito ocorre o ciclo de ureia?
R. O local(is) que ocorre são no fígado com a desaminação oxidativa do glutamato liberando NH3, que sintetiza ureia que da origem a amônia. A amônia vai ser convertida em ureia, nas mitocôndrias dos hepatócitos.
3. Qual é o órgão responsável pela excreção da ureia?
R. O órgão responsável pela excreção da ureia é o Rim.
4. Quais são os destinos da amônia gerada no catabolismo de aminoácidos?
R. O destino da amônia é Fígado.
5. Quais são as três condições metabólicas em que ocorre a degradação oxidativa dos aminoácidos?
R. Durante a síntese e degradação normais das proteínas celulares (renovação das proteínas) alguns dos aminoácidos liberados, durante a quebra das proteínas sofrerão degradação oxidativa caso eles não sejam necessários para a síntese de novas proteínas.
Quando devido a uma dieta rica em proteínas, os aminoácidos são ingeridos em excesso com relação às necessidades corporais de biossíntese de proteínas, o excedente é catabolizado, já que os aminoácidos livres não podem ser armazenados.
Durante o jejum severo ou o diabetes melitus, quando os carboidratos são inacessíveis ou não utilizados adequadamente, as proteínas corporais serão chamadas a servirem como combustível.
6. Os esqueletos carbônicos derivados da oxidação dos aminoácidos podem seguir destinos diferentes dependendo do tipo de tecido em que se encontram. Qual é o destino destes esqueletos carbônicos em órgãos como:
a) Fígado: A alanina