atrovent
Ação
Broncoespasmo associado com bronquite crônica, DPOC e enfisema pulmonar, asma, rinite alérgica ou não alérgica, resfriado comum.
Via de administração
Via inalatória
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do Atrovent podem ser vermelhidão na pele, coceira, inchaço da língua, lábios e cara, urticária, dor de cabeça, boca seca, vômitos, obstipação, diarreia, aumento da frequência cardíaca ou problemas de visão.
Principais cuidados de enfermagem
- Antes da administração o paciente deverá urinar para evitar retenção urinária;
2- Nebulização: mantenha a droga ao abrigo da luz, dilua em 3 - 5 ml de soro fisiológico 0,9%, a máscara de nebulização deve estar ajustada perfeitamente. O paciente com predisposição a glaucoma deve proteger os olhos.
Berotec (Fenoterol)
Ação
- Tratamento sintomático de crises agudas de asma. - Profilaxia da asma induzida por exercício. - Tratamento sintomático da asma brônquica e de outras enfermidades com constrição reversível das vias aéreas, por exemplo, bronquite obstrutiva crônica. Deve-se considerar a adoção de um tratamento antiinflamatório concomitante para pacientes com asma brônquica ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) que responda ao tratamento com esteróides.
Via de administração
Usos VO e inalatório
Efeitos colaterais
Os efeitos indesejáveis freqüentes atribuídos a Berotec são leves tremores dos músculos esqueléticos, nervosismo, cefaléia, tontura, taquicardia e palpitações. Pode ocorrer hipopotassemia potencialmente grave com a terapia beta2-agonista. Como com outros beta-miméticos, pode ocorrer náusea, vômito, sudorese, fadiga e mialgia/cãibras musculares. Raramente podem ocorrer casos de diminuição da pressão sangüínea diastólica e aumento da pressão sangüínea sistólica, além de arritmias, particularmente após doses mais altas. Em casos raros foram observadas irritações locais ou reações alérgicas, especialmente em pacientes hipersensíveis. Como com outras terapêuticas