atropologia
RGM: 13018353
Disciplina: Diversidade Étnico-Cultural
Professor (a) Tutor (a): Adriane Gomes
Atividade de Aprofundamento II
Caro Aluno,
Agora que conhecemos a respeito das Teorias da Cultura, vamos praticar o que foi aprendido.
Nessa atividade você irá dissertar sobre a maneira como as teorias antropológicas servem de ferramentas para a aplicação do estudo em Antropologia, ciência social cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras. Ao elaborar a sua atividade, é importante pensar, como as teorias antropológicas servem diretamente à compreensão das diversas formas de manifestação cultural em distintas organizações sociais humanas.
Disserte (mínimo 20 linhas) a respeito do tema proposto.
A teoria da Cultura via estudar as variações de cultura no ato de aprendizagem de tudo que forma uma população, o que pesa na hora de se formar ideias. Podemos entender o que muda na cabeça de um indivíduo que cresceu em uma população onde era pregado um só ideal, e com o passar do tempo seus pensamentos mudam e sua forma de ver as coisas também. Temos nesse meio as seguintes formas de estudo Monogeísta, que considerava que existia uma evolução pela qual o homem deveria passa. Tanto a Monogeísta como a Poligenia estão no âmbito do Evolucionismo. Temos também Difusionismo, Funcionalismo e Estruturalismo. E não podemos esquecer também a teoria Relativista, ainda dentro do Difusionismo. Sabemos que as mudanças podem ser apenas em um indivíduo, como também de toda uma população, isso ocorre quando essa população é exposta a outra população,e assim é conhecida novas culturas e formas de viver. Como citado no texto, a Antropologia não consegue definir a Cultura em si, pois este é um tema abrangente.
Cada conceito citado nos traz várias formas de ver a Cultura. Podemos saber que a Cultura é questão de “momentos vividos”, “evolução”, “tradição”, e muitos outros. Esse estudo