EFEITOS FISCAIS DAINFLAÇÃO NA ANÁLISEDE PROJETOS
DA
INFLAÇÃO NA
ANÁLISE
DE PROJETOS
Objetivos
Demonstrar como o fenômeno inflacionário influencia no planejamento e análise de projetos.
Problematica
A
analise de projetos industriais em horizontes de médio a longo prazo estão sujeitos a fortes condições de incerteza. Fenômenos como comportamento futuro do mercado, eventuais mudanças tecnológicas e principalmente a inflação, bem como suas respectivas interações com as leis fiscais vigentes, podem produzir fortes discrepâncias com os modelos tradicionais da engenharia econômica.
Contexto
O
autor usa o cenário de “compra versus aluguel” como objeto de análise. A motivação se dá pelo fato pelo de que na opção aluguel todos pagamentos são tributados, já no caso da compra, somente a depreciação entra nos cálculos de IR. É reconhecido que as distorções da inflação ficam ampliadas em virtude dessas diferenças fiscais.
Metodologia
A metodologia do autor usa como base a análise de um caso de “compra versus aluguel” por ele proposto. O caso, hipotético, utiliza valores simbólicos que servem de exemplo para representar o ponto de vista sustentado. Através da análise e exposição dos cálculos, tanto usando modelos clássicos, como incrementando condições reais, o autor tira conclusões. Para auxiliar a análise, são usadas ferramentas clássicas da
Matemática Financeira e Engenharia Econômica, como análise em horizonte de fluxo de caixa, taxa interna de retorno (TIR) e valor presente líquido (VPL).
Dados disponíveis
Os
principais dados os quais o autor lança mão são taxas médias de inflação de diversos países para reforçar a idéia das condições de incerteza que esse fenômeno cria. Fora isso, usa também taxa de juros reais antes e depois do imposto de renda, e taxa de depreciação do produto.
Procedimentos de Calculo
1º - Definir efeitos do imposto de renda na análise de projetos
RC x (1 - am) : Receita contábil
DC x (1 - am) :