Atrito (solo) e rolamentos
Os rolamentos tornaram possível a criação de muitas das máquinas que nós usamos todos os dias. Sem os rolamentos, teríamos que trocar frequentemente peças que se desgastariam com o atrito.
Um rolamento é um dispositivo que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Serve para substituir a fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo por uma fricção de roladura. Compreende os chamados corpos rolantes, como bolas, rodízios, etc., os anéis que constituem os trilhos de roladura e a caixa interposta entre os anéis. Todos estes elementos são de aço combinado com crómio e as suas dimensões estão submetidas a um sistema de normalização.
Durante a fabricação do carrinho, ponto importante foi a escolha das rodinhas, optamos por uma rodinha comumente usada em skates, cuja a qual utiliza-se da tecnologia de rolamento de esferas.
São provavelmente o tipo mais comum de rolamento. Eles são encontrados em todos os lugares, de patins a discos rígidos. E normalmente são encontrados onde a carga é relativamente pequena.
Em um rolamento de esferas, a carga é transmitida da pista externa para a esfera e da esfera para a pista interna. Sendo uma esfera, o único contato com as pistas interna e externa é um ponto muito pequeno, o que propicia uma rotação muito suave. Porém, isto também significa que não existe muita área de contato que suporte a carga, de modo que se o rolamento sofrer sobrecarga, as esferas podem se deformar ou ser esmagadas, destruindo o rolamento.
Forca de atrito estático
Temos que o atrito tem sentido contrário à tentativa de deslizamento entre as superfícies em contato.
Chama-se de força de atrito estático a força que se opõe ao início do movimento entre as superfícies, ou ao atrito de rolamento de uma superfície sobre outra. Por exemplo, pode-se citar o atrito entre a rodinha de nosso experimento e o chão quando ele não está escorregando sobre a superfície (o que não implica que a