ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL
O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente. O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.
ONDE ATUA?
O profissional de Serviço Social pode atuar em instituições públicas federais, estaduais e municipais, no setor privado, hospitais, escolas, creches, unidades de saúde, centros de convivência, movimentos sociais, em defesa dos direitos da mulher, da classe trabalhadora, da pessoa idosa, de crianças e adolescentes, negros, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT’s) em empresas e Organizações Não-Governamentais (ONG’s), em universidades públicas privadas e em institutos técnicos.
CAMPOS DE ATUAÇÃO:
Meio ambiente:
Os fatores que justificam a intervenção do profissional nesta área são as novas situações que são geradas não só pelo confronto que passa a existir entre a população, na condição de expropriados e a concessionária, mas também pelos efeitos causados pelos empreendimentos.
O Serviço Social poderá, como qualquer outra área do conhecimento estudar os impactos ambientais causados pela construção de Usinas Hidrelétricas ou vir a compor uma equipe de pesquisadores que tem como objetivo o estudo dos