atribuições de logistica
A área de Logística anda em contínua expansão, possuindo inúmeros segmentos nas áreas de atuação, possuindo atribuições específicas para cada uma. Suas atribuições envolvem:
Planejamento e coordenação de atividades logísticas;
Gerenciamento de redes de distribuição;
Gerenciamento de processos de compras;
Gerenciamento de estoques;
Gerenciamento de serviços aos clientes;
Otimização de sistemas empresariais.
Dividida em dois tipos de atividades – principais e as secundárias:
Principais: Transportes, Gerenciar os Estoques, Processamento de Pedidos.
Secundárias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Obtenção / Compras, Programação de produtos e Sistema de informação,
As. Atividades principais e as secundárias são separadas porque algumas delas em geral ocorreram em todos os canais de logística, enquanto outras somente com a necessidade circunstancial em determinadas empresas. As atividades primárias estão no circuito crítico do canal de distribuição física imediato de uma empresa. Os padrões dos serviços aos clientes estabelecem a quantidade dos serviços e o índice de agilidade com os quais o sistema logístico deve agir. Os custos Logísticos aumentam proporcionalmente ao nível do serviço oferecido ao cliente.
O transporte e a manutenção dos estoques são as principais atividades logísticas na absorção de custos. O transporte é essencial pelo fato de não haver empresa moderna capaz de operar sem adotar as providencias necessárias para a movimentação de suas matérias-primas ou produtos acabados. Importância destacada pelas limitações financeiras impostas.
Os estoques são igualmente essenciais para a gestão logística, porque é normalmente impossível e impraticável produzir instantaneamente ou garantir prazos de entrega ao cliente. Os estoques funcionam como um “pulmão” entre oferta e demanda para que se possa garantir aos clientes a disponibilidade de produtos de maior demanda, ao m,esmo tempo em que se dá flexibilidade à