Atrativos culturais de pernambuco
Atrativos Culturais do Estado
Artesanato:
Artesanato em cana brava
Para a elaboração de peças utilitárias e/ou decorativas com lascas de cana brava, é utilizado o mesmo material e a mesma técnica para execução dos covos (cestos especiais de pescar lagosta). São móveis, cestos, luminárias, fruteiras, porta revistas, porta retratos, porta plantas, entre outras peças.
Artesanato em cabaça
Peças decorativas e utilitárias confeccionadas com cabaças.
Artesanato em couro
O artesanato de couro se relaciona às áreas da pecuária, estando espalhado por todo o Estado, com presença marcante em vários municípios. O tratamento da matéria-prima, seu colorido e desenhos, no uso tradicional ou nas novas adequações, revelam o domínio técnico do artesão pernambucano nesse campo.
Artesanato em madeira
A produção de artesanato na madeira, seja para transformá-la em escultura, em talha ou em peças utilitárias artisticamente trabalhadas, encontra em Pernambuco uma forte representação. Talhas e esculturas multiplicam-se e marcam presença em mercados, galerias, feiras típicas e principais pontos turísticos do Estado. São chaveiros, talhas, objetos utilitários e muitas outras peças singulares que mostram a fecunda dimensão da força criativa de cada local.
Artesanato em palha de bananeira
Artesanato feito em palha de bananeira trançada, resultando em chapéus, bolsas, esteiras, cestas e variadas peças utilitárias e decorativas.
Artesanato em papel
O papel reciclado ou superposto com material adesivo, papel maché, que há muito tempo vem sendo aproveitado na elaboração de máscaras, bonecos gigantes, fantoches, etc., vem alcançando novas dimensões na produção de novos brinquedos, peças utilitárias e decorativas, a exemplo de móveis e outros objetos trançados em jornal; luminárias, bijuterias diversas e esculturas.
Artesanato em tecido
Os brinquedos populares são peças que sensibilizam pela simplicidade e autenticidade do artesão. São inúmeros os