Introdução natura
A história da Natura começa em 1969, com a abertura de um laboratório e uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo, por Luiz Seabra. Desde o início, focaram duas paixões: pela cosmética, como instrumento de promoção do Bem Estar e do autoconhecimento e pelas relações humanas.
Em 1974, adotamos o modelo da venda direta, para a distribuição de nossos produtos.
Essa decisão baseou-se em nossa crença, na importância das relações, e foi essencial para a evolução da empresa.
Com o tempo, dois novos diretores e sócios, passaram a trabalhar ao lado de Luiz Seabra.
Durante a década de 1980, nossa receita bruta cresceu mais 30 vezes. Em 1983 fomos um dos primeiros fabricantes brasileiros de cosméticos a introduzir o uso de produtos com refil.
Na década de 90, baseamos na criação de novos produtos, como o Chronos Gel, tratamento anti-sinais. Iniciamos nossa expansão pela América latina, participamos ativamente do movimento de ampliação da responsabilidade social.
Inovamos ao adotar o uso sustentável da biodiversidade brasileira como plataforma tecnológica de nossa pesquisa e desenvolvimento.
No final da década de 90, aprimoramos nossa governação coorporativa por meio da criação do conselho de administração.
Em 2001, inauguramos um moderno complexo industrial, de pesquisa e desenvolvimento, e de treinamento e logística em Cajamar. Neste mesmo ano, transferimos o controle da nossa subsidiária Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda., para a Natura Cosméticos. Criamos também a Natura Logística e Serviços Ltda., para prestar serviços de logística e administração. E por fim, constituímos a Natura Inovação, para prestar serviços de pesquisa e desenvolvimento de produtos.
Em março de 2004, completamos outra reorganização societária na qual a Natura Cosméticos incorporou a Natura Empreendimentos e a Natura Participações. Esta reorganização teve como objetivo simplificar nossa estrutura societária para a realização da oferta pública de ações.