ATPSSRVICOSOCIALI CONTEMPORANEO
3328 palavras
14 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERPSERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
UBERLÂNDIA-MG
2013
SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
Trabalho da disciplina Serviço Social Contemporâneo do curso Serviço Social I, Universidade Anhanguera-uniderp sob a orientação da Tutora presencial: Lucia Medeiros e Professora EAD: Professora Ma Edilene Xavier Rocha Garcia.
UBERLÂNDIA- MG
2013
INTRODUÇÃO
MUDANÇAS OCORRIDAS NA PROFISSÃO DE ASSISTENTE SOCIAL
O objetivo deste estudo é trazer uma reflexão sobre a particularidade histórica da pesquisa no Serviço Social, bem como sobre os desafios decorrentes desse conjunto especial de circunstâncias que se apresentam no contexto contemporâneo. A observação da trajetória do Serviço Social, como profissão reconhecida e inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, permite identificar uma história de avanços e conquistas, no sentido de consolidar uma produção de conhecimento que lhe dá sustentação teórica e metodológica para intervir na realidade social de forma crítica e criativa, e que este processo de intervenção se faz respaldado em projeto ético e político, comprometido com os interesses coletivos dos cidadãos e com a construção de uma sociedade justa. Considerando que as pesquisas em Serviço Social têm contribuído para avanços significativos em diferentes campos da ação profissional, no campo das políticas públicas, no enfrentamento das expressões da questão social em diferentes momentos históricos, na construção da proposta curricular e político profissional, entre outros aspectos. Esperava-se que as políticas sociais adquirissem caráter universalista. Na saúde, a pretensão era de retorno do Projeto da Reforma Sanitária. Entretanto, essa expectativa não se concretizou e a política de saúde continuou sem financiamento efetivo.
MARCOS HISTÓRICO E EXPRESSÕES DO SERVIÇO SOCIAL Marco histórico recente e relevante é os dez anos da Lei Orgânica de Assistência Social (PARANÁ, 1994), comemorados em 2003 e os dez